QUAIS ATIVIDADES FÍSICAS PODEM CAUSAR INCONTINÊNCIA URINÁRIA?
As atividades esportivas que incluem saltos, aterrissagens de alto impacto e corrida são citadas como atividades que proporcionam problemas urinários, sendo que 40% das atletas sofrem perda urinária durante a prática esportiva, 27% ao tossir, espirrar ou dar risada e 15% aos movimentos bruscos ou durante o levantar-se.
Vejamos as modalidades de risco:
- Atletismo (corrida de longa distância);
- Ginástica;
- Basquete;
- Crossfit;
- Jump;
- Voleibol;
- Musculação (envolvendo agachamentos com carga).
- De acordo com estudo feito pela Unifesp, as modalidades aumentam em nove vezes o risco de que o xixi escape durante os treinos.
QUAIS SÃO AS CAUSAS QUE AS ATIVIDADES FÍSICAS PODEM CAUSAR INCONTINÊNCIA URINÁRIA?
Temos 2 fatores. Primeiramente, porque o tamanho da uretra feminina é muito curta, tem aproximadamente 3 cm, ao passo que a masculina chega a mais de 20 cm.
O segundo problema é à fragilidade do assoalho pélvico . O assoalho pélvico é um conjunto de músculos e ligamentos que fazem a sustentação dos órgãos pélvicos como bexiga, útero, reto, intestino e todo conteúdo que fica na pelve, parte baixa do abdômen.
As mulheres ao realizarem exercícios de alto impacto, os seus órgãos internos causam muita pressão na bexiga,ocasionando a incontinência urinária.
INCONTINÊNCIA URINÁRIA NÃO ESTÁ ASSOCIADA COM A IDADE
A partir dos 20 anos de idade, mesmo sem ter filhos, a incontinência urinária pode ocorrer.
Existem mulheres com barriga chapada, fortes e resistentes, mas com assoalho pélvico super fraco.
ATENÇÃO PARA ESSES RECADOS!
As mulheres devem aprender a contrair o períneo durante os esforços, minimizando e/ou prevenindo a incontinência urinária.
Além disso, professores, instrutores e treinadores devem incentivar suas alunas/atletas a esvaziarem a bexiga antes das atividades e conscientizarem sobre a importância da contração perineal antes ou simultaneamente ao exercício.
COMO POSSO RESOLVER O PROBLEMA DE INCONTINÊNCIA URINÁRIA?
Tudo vai depender de qual tipo de incontinência urinária feminina você tem, da gravidade e da causa. Talvez seja necessário uma combinação de tratamentos.
Os tratamentos que costumam combinar são as técnicas comportamentais e exercícios de POMPOARISMO que além de melhorar problemas como o de incontinência urinária e flacidez vaginal, os exercícios de POMPOARISMO proporcionam mais prazer para as mulheres e seus parceiros durante a relação sexual.
Comece HOJE mesmo com os exercícios do vídeo abaixo. É uma playlist onde poderá realizar exercícios diferenciados durante toda a semana. Pratique POMPOARISMO e verá significativa mudança.