O QUE É VULVODÍNIA?
A vulvodínia é uma doença caracterizada pela ardência e dor na região genital da mulher, na área da vulva, podendo se estender até o clitóris. A doença é pouco conhecida e em muitos casos pode causar dor pélvica crônica, queimação, irritação e dores durante a relação sexual.
A vulvodínia não apenas é dolorida fisicamente como também pode ser um peso emocional e mental para mulheres e suas relações íntimas. Muitas pacientes não falam sobre o assunto por vergonha e pelo estigma.
QUAIS SÃO AS CAUSAS DA VULVODÍNIA?
A causa do problema ainda é desconhecida. Mas alguns fatores podem ajudar a desenvolver a doença. São eles:
- sensibilidade à dor
- fatores genéticos
- disfunções no assoalho pélvico
- candidíase de repetição
- e até questões psicológicas.
TERAPIA MAGNÉTICA
Há pouca pesquisa na medicina ocidental que comprove a eficiência da terapia magnética, que é baseada na ideia de que organismos vivos existem em um campo magnético e que a cura acontece quando a energia eletromagnética é colocada em equilíbrio de volta.
Ímãs, que teoricamente aumentam a circulação de sangue e relaxam nervos hiperativos, têm um papel central na medicina chinesa há mais de 2 mil anos. Mas vários estudos não encontraram evidências de que ímãs aliviem dor ou sirvam para tratar problemas médicas.
TRATAMENTO
O tratamento da vulvodínia é feito através de uma abordagem multidisciplinar, aliando ginecologia, fisioterapia e psicologia.